<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5733508880410487582\x26blogName\x3dColinaemfam%C3%ADlia\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://colinaemfamilia.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://colinaemfamilia.blogspot.com/\x26vt\x3d789042479111248950', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Hora do soninho


A hora do soninho, faz parte da vida das nossas crianças na Ed. Infantil.


O sono é importante para a aprendizagem, par equilibrara as emoções, para o crescimento, além de ser uma necessidade fisiológica.


O hormônio somatrotópico, também conhecido como o hormônio do crescimento, é liberado em quantidades superiores quando a criança dorme.


Até os primeiros meses, os recèm nascidos precisam dormir de 16 à 17hs por dia, de 7 meses à 1 ano, entre 13 e 14 hs e de 2 à 5 anos de 11 à 13 hs por dia.


O sono sofre influência do clima, da vida social das famílias e de transtornos respiratórios ( adenóides e amidalas), que consequentemente, prejudicam o crescimento.


Na Escola da Colina, procuramos respeitar o ritmo de cada um. Priorizamos por fazer a sesta com as crianças, aos que não se adaptam são feitas outras atividades repousantes, tais como:ouvir histórias, relaxar ou até mesmo assistir um filminho. Criar hábito de dormir, também é possível e o "cheirinho", muitas vêzes é um grande aliado, por dar segurança à criança.


Até os primeiros anos, nossos bebês ficam nos berços, depois recorremos aos colchonetes de lona vinílica, pois são mais seguros, fáceis de limpar ( são mesmo uma exigência da Vigilância Sanitária) e possibilitam que as crianças levantem quando quiserem.


Nossas salas de sono são arejadas e são espaços reservados para evitar entra e sai de pessoas. A iluminação é ligeiramente atenuada, para não causar a impressão de que estão no sono noturno, que deve ser maior em tempo que o diurno.



Postado às 02:48

quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Comportamento à mesa:






Postado às 03:45

Comportamento à mesa:

Desde o berçário é tempo de ensinar as boas maneiras.

Às vêzes tendemos a pensar que eles são muito pequenos, incapazes mesmo de sentar à mesa na hora das refeições e adquirimos um sentimento de culpa ao cobrar este comportamento.

Eles são mesmo muito pequenos, e que bom que são! Embora algumas vêzes não pareça,é muito mais fácil ensinar, do que consertar os pequenos maus hábitos.

É comun presenciarmos nos restaurantes os pequenos "tiranizando" pais e mães que caminham, para baixo e para cima, atrás dos mesmos. Caso contrário ouviriam gritos para sair da cadeira,causando incômodo à todos os clientes.

Nestas horas o melhor é pensar... O que queremos para a nossa família? Como gostaríamos que nosso filho fosse visto? Queremos que a sua companhia de forma permanente?

Passamos este ano trabalhando o comportamento na hora de comer. Fizemos isto sem sacrificá-los, em um período em que eles são capazes de um equilíbrio nas cadeiras e de compreender oque falamos.

Conseguimos fazê-los: esperar os seus pratos chegarem,que nem sempre serão os primeiros,mas, que eles sempre chegarão, (de quem será o prato que vai chegar? Eles adoram dizer os nomes uns dos outos,dando as respostas.); à coordenar a colher à boca, (é claro que as escapadas das mãozinhas na comida são passadas com "vistas grossas" e são salutares por enquanto); que terminar rápido, não significa sair da mesa primeiro; que hora de comer é bom para estarmos pertinho, frente à frente com os nossos amiguinhos e que podemos conversar entre uma colherada e outra, com a boca vazia e falar mais baixo, (as crianças adoram brincar de falar baixinho, tornamos assim, o ensinamento diversão); apreciar o colorido da comida e a textura é importante para mantê-los concentrados, e ajudamos a rasparem os pratos na tentativa de descobrirem qual a cor que está no fundo.

Ensinar é árduo, um exercício de repetição e criatividade, mas é muito bom nos nossos últimos meses de aula vê-los comendo à mesa desta forma. Valeu Grupo I!!!!!



Postado às 02:43

quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Aulas de Ballet:


Nossas aulas de ballet acontecem todas as sextas pela manhã.
A proposta é de um trabalho lúdico de vivência corporal.








Postado às 17:51

sábado, 20 de outubro de 2007
Banho de sol




Banho de Sol: toda criança precisa
Muito se fala da importância do sol para o desenvolvimento e crescimento dos bebês, mas as mamães sabem o por quê desse hábito pouco lembrado por muitas famílias?
Simples. O bebê recebe da mamãe pelo leite materno a vitamina D, que fica inativa no organismo do pequeno. Para que essa vitamina se sintetize e proporcione a absorção do cálcio, o bebê precisa tomar banho de sol. São os raios solares que transformam a vitamina D inativa em ativa, conseguindo absorver melhor o cálcio, fundamental para o desenvolvimento e crescimento dos ossos.
Portanto, o banho de sol deve ser diário, ou pelo menos três vezes na semana, e iniciado aos 30 dias de vida do bebê, mas não é em qualquer horário, não! O sol tem que ser aquele da manhã, até às 10 horas, ou o da tardezinha, depois das 16 horas. Os raios solares entre dez da manhã e quatro da tarde são muito fortes e prejudiciais ao bebê.
É importante ressaltar que não se deve passar protetor solar em bebês de até seis meses de idade, pois a pele desses pequenos ainda é muito fina e sensível, podendo causar irritação e alergia.
Nos primeiros dias, o banho de sol deve durar de cinco a dez minutos, aumento gradativamente até um máximo de uma hora. O sol é para a saúde do seu filho e não para que ele fique bronzeadinho.
Trajes para o banho de sol - Outro fator importante é a roupinha que o bebê deve usar ao fazer o banho de sol. A maior parte do corpo do bebê tem que estar exposta ao sol diretamente, sem qualquer obstáculo, mesmo sendo uma roupa bem fininha. Não esqueça o chapéu para proteger o rostinho do seu bebê.
O banho de sol feito em casa também vale. Deixe o pequeno perto da janela em que o sol entre. Só não pode fechar o vidro. Os raios solares que sintetizam a vitamina D não passam pelo vidro.
A falta de vitamina D na alimentação ou a inadequada exposição aos raios solares pode causar raquitismo na criança, doença do tecido ósseo que ocorre durante a fase de crescimento, caracterizada por inadequada mineralização do osso por falta de vitamina D ativa.
As manifestações iniciais podem ser irritabilidade, insônia e sudorese abundante no pescoço durante a amamentação. Mas a transpiração no pescoço pode ser normal já que em nosso país o calor é intenso.
No Brasil, um país tropical, é difícil encontrar crianças com a doença raquitismo, mesmo em famílias com baixa condição sócio-econômica, já que o sol aparece quase o ano inteiro.
A exposição ao sol com cuidado e proteção é essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável do seu bebê.
Dicas
Se levar o bebê para tomar o sol da tardezinha, leve um agasalho caso esfrie mais tarde. Bebê não é adulto. Portanto, nada de querer que ele pegue um bronze.
Na hora da exposição ao sol disponha sempre de um relógio para controlar o horário e o tempo. Hidratação é fundamental.
O leite materno é a melhor fonte de vitamina para o bebê de até seis meses. Protetores solares não devem ser usados neste seis meses iniciais de vida.
Bruno Rodrigues



Postado às 03:39

quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Semana da Criança:
















Apesar de sempre dedicarmos nossa atenção exclusivamente à elas, na Semana das Crianças, brincamos,brincamos e brincamos,brincamos junto com nossos alunos...
Todas as sensações vividas pelos seus corpinhos, não se apagam. São estas experiências que os fazem crescer.
Cai-se, levanta-se. Empresta-se a motoca, negocia-se. Fala-se dos peixes em sala de aula e leva-os à exposição. Aprende-se um comportamento social e de coleguismo. Escuta-se histórias e engrandesse o imaginário.
Preservar o tempo para suas brincadeiras é um ato de respeito e compreensão, indispensável à saúde física e mental das crianças. Na Escola da Colina as brincadeiras livres fazem parte da grade curricular.












Postado às 03:07

terça-feira, 16 de outubro de 2007
Boas vindas:


João Angelo,seja bem vindo!!!
É muito satisfatório para nossa Equipe, receber alunos, durante todos os meses do ano, até outubro, inclusive.
Demonstra que a Cidade de São José dos Pinhais vem reconhecendo a importância do trabalho diferenciado que fazemos. Aqui a família tem total abertura para participar da adaptação e do dia-a-dia do seu filho na Escola.



Postado às 02:49

segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Feliz dia dos professores!!!


Outubro de 2007:Ultima, das muitas reuniões de professores, quando, depois de um dia de trabalho dedicam tempo para falar e pensar à respeito dos alunos, das aulas, aprimorando conhecimento. Obrigada por fazerem parte da "Família da Colina", vocês fazem toda a diferença para tornar este Mundo melhor!!!

Ser professor é
Ser professor é professar a fé e a certeza deque tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se felizpelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensandoem cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendotodos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,diante da reação da turma, transformar o cansaçonuma aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numadimensão de quem cultiva uma planta muito rara quenecessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,sem sair do espetáculo".Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés...
Feliz dia dos Professores!



Postado às 03:30

sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Projeto Alimentação:


A Escola da Colina tem um olhar dedicado à Educação Alimentar dos alunos, pois, hoje a medicina nos mostra o quão importante é a alimentação preventiva na qualidade de vida das pessoas.

A Professora Márcia, está neste momento trabalhando com a turma do Integral, que faz todas as refeições do dia na Escola, a importância de uma boa alimentação. Assim a sua sala ganhou uma feirinha, cheia de frutas e verduras. O trabalho da horta fortifica o Projeto e ao se conscientizarem das propriedades dos alimentos, temos notado que nossas crianças provam de tudo!

Trabalhar com turmas separadas do Integral e ter uma escolaridade pela manhã, é um diferencial na Escola da Colina, onde, passar o dia na Escola não se resume a cuidar bem das crianças, mas, instruí-las.
O Brasil é um dos países cujos alunos permanecem por menos tempo na escola.



Postado às 04:00

quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Nossas crianças dizem e fazem cada uma...


Após o passeio realizado esta semana,pelos grupos II,III e IV, à exposição de peixes no Shopping Cidade, muitas histórias "trágicas" aconteceram com os peixinhos doados aos alunos. Contaremos a melhor delas...

O peixinho do Diego, como outros tantos morreu, após ter sido colocado na água normal de torneira, (com cloro e não climatizada). A sua mãe, na maior das boas intenções, ao saber da notícia, dada pelo próprio, sugeriu enterrá-lo. Foi quando teve a resposta do Diego:

_ Não precisa mãe eu já "comei" !!!



Este garoto sapeca aí ao lado é o Diego, nosso comedor de sashimi,ah,ah!



Postado às 03:39

sábado, 6 de outubro de 2007
Visitante na Escola:


Esta semana recebemos a visita do coelho da Katia na Escola.

Os nossos bebês puderam sentir a textura macia e adoraram!



Postado às 14:40

sexta-feira, 5 de outubro de 2007
Alunos novos:




É com muita alegria que recebemos a Lora, o Mateus e o Luis Henrique (Berçário) na Escola da Colina





Postado às 03:28

terça-feira, 2 de outubro de 2007
A música e a criança:



O ser humano, desde os seus primórdios, descobre os sons e o ritmo através do seu corpo e do meio ao seu redor. A evolução do homem se faz acompanhada de sons e canções, instrumentos e expressão artística.
A criança que se desenvolve musicalmente reproduz a sua própria história, ela cresce descobrindo sons e ritmos, desenhando, experimentando instrumentos musicais e confeccionando-os. Está aberta a todos os canais, vivendo intensamente cada descoberta. O canto nas crianças, é um ato musical inconsciente, fazendo com que reconheçam o seu próprio sentir, por serem veículos de emoções e sentimentos. É importante que sempre vivam os fatos musicais antes de tomar consciência deles. A música movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e para o seu desenvolvimento.
Através da percepção do ritmo e da melodia, a criança estabelece seu primeiro contato com a música. Interagindo com o som, pouco a pouco utiliza a sua voz e seu corpo para produzí-lo conforme suas experiências vivenciadas. Gradativamente descobre o que se pode fazer com a voz, com o corpo, com objetos, assimilando a altura, a intensidade e ritmo, ou seja, desenvolvendo suas manifestações musicais, relacionando-as aos seus sentimentos. Durante a elaboração das atividades musicais, desenvolvem-se critérios e objetivos a serem alcançados, escolhendo adequadamente o repertório e material a ser apresentado, proporcionando um conhecimento gradativo dos diferentes gêneros e estilos musicais, além de buscar desenvolver na criança o conhecimento, a sensibilidade, a disciplina, a criatividade, a criticidade, a coordenação motora, a sociabilidade e o gosto artístico.
A aprendizagem e a aquisição de conhecimentos é iniciada a partir de uma certa idade, mas a musicalização tem seu começo desde o nascimento, fazendo-se sentir o papel do meio familiar, principalmente o da mãe. Na educação dirigida, a idade começa nas classes maternais da educação infantil. Neste período a vida da criança é um todo e é dessa totalidade que deve partir o interesse pela música.



Postado às 16:57