A missão da Escola da Colina é formar alunos através de valores éticos e em parceria com as famílias para que se tornem cidadãos atuantes na construção de um mundo melhor. Entendemos por um mundo melhor, o mundo como uma comunidade sustentável, que de acordo com Capra (2009) "... é aquela capaz de satisfazer as suas necessidades e aspirações, sem diminuir as chances das gerações futuras".
Compreendemos que a brincadeira, abre para todos: crianças, jovens e adultos, possibilidades de decifrar enigmas que permeiam nossa existência. É o momento sobre si mesmo e sobre o mundo, dentro de um contexto de faz de conta.
O brincar e o jogar são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual, e sempre estiveram presentes em qualquer povo, desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e atuar na construção de um mundo melhor. A brincadeira, nas suas diversas formas, auxilia no processo ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento psicomotor, isto é, no desenvolvimento da motricidade fina e ampla, bem como no desenvolvimento de habilidades de pensamento, como a imaginação, a interpretação, a tomada de decisão, a criatividade, o levantamento de hipóteses, a obtenção e organização de dados e a aplicação dos fatos e dos principios a novas situações que, por sua vez, acontecem quando jogamos, quando obedecemos a regras, quando vivenciamos conflitos numa competição, etc.
Para tanto, a Escola da Colina, assume em seu trabalho uma valorização de diversas formas de ensinar para que as mediações das informações sejam qualitativas. Nesta perspectiva, o lúdico torna-se eixo de trabalho.*


Alunos do Grupo Solidariedade numa deliciosa brincadeira no parque.
* Este texto é parte integrante do projeto "Aqui se aprende brincando", patrocinado pela OMO. A Escola da Colina está classificada como uma das finalistas para receber este prêmio. Em breve daremos notícias do resultado.
Postado às 10:04