A turminha tem como uma das atividades, sessões de shantala. Rotineiramente, ao invés de receber massagem da professora, os alunos são massageados pelos colegas. Este é um momento de troca afetiva e de cuidado com o bem estar emocional do outro.
Durante o projeto, procuramos reforçar os valores relacionados à amizade, colaboração, união, responsabilidade, verdade e solidariedade. Além disso, valorizamos a diversidade tanto no que se refere às características físicas quanto as preferências individuais. Ressaltar a diversidade é, para nós, favorecer a adoção de atitudes de respeito com o outro, compreendendo e aceitando a expressão de seus sentimentos, vontades e necessidades.
O Grupo Colaboração A escolheu como tema do projeto neste semestre, as brincadeiras. O propósito é o de fazer um resgate, levando em conta os brinquedos que divertiam os pais, na infância. Com o trabalho, objetiva-se, ainda, valorizar o hábito de brincar e oferecer outras opções de lazer, mais saudáveis e criativas.
No decorrer das propostas, brinquedos foram confeccionados com material alternativo. Reconhecemos que quando a criança cria o seu próprio brinquedo, está descobrindo o encanto nas coisas simples e assim desmistifica o entendimento oferecido pela mídia de que a felicidade está associada a brinquedos caros. Isso é mais do que uma forma de brincar; é uma mudança de visão de mundo.
No dia do brinquedo, os pequenos têm a oportunidade de compartilhar os objetos e criar regras para as propostas coletivas.
Os alunos foram convidados a trazer uma bola de casa. Depois da classificação e ordenação, divertiram-se numa animada brincadeira no pátio.