<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar/5733508880410487582?origin\x3dhttp://colinaemfamilia.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 28 de setembro de 2012



Este é o irmãozinho de mais um aluno do Grupo Colaboração.
Ele nasceu no dia 20 de agosto, pesando 3,075 kg e medindo 48,5 centímetros.

Parabéns à família Ballen pela chegada do bebê!!!



Postado às 14:50

quarta-feira, 26 de setembro de 2012



Essas são as irmãs gêmeas do nosso aluno do Grupo Colaboração.
Elas nasceram no dia 18 de setembro, uma com 44 cm e 2,470 km e a outra com 45,5 cm e pesando 2,925 kg.
Parabéns à família Kasten, pela chegada das gêmeas!!





Postado às 06:48




Essa é a irmã do nosso aluno do grupo Colaboração.
Ela nasceu no dia 02 de agosto, pesando 3 kg e medindo48 cm.
Parabéns à família Delfrate, pela chegada desta fofura!!




Postado às 04:39

quinta-feira, 20 de setembro de 2012
CAMPEONATO DE XADREZ


I CAMPEONATO DE XADREZ – ESCOLA BOSQUE DOS MANANCIAIS



Ocorreu no último sábado, dia 01, o I Campeonato de Xadrez da Escola Bosque dos Mananciais. Foram mais de 100  inscritos, nas categorias masculino e feminino,  do Ensino Fundamental de várias escolas de Curitiba.



Por acreditar na importância das aulas de Xadrez para o desenvolvimento cognitivo de seus alunos, a Escola da Colina adotou, desde 2009, a prática no currículo para as turmas do Ensino Fundamental. Atualmente, cerca de 50 alunos participam das aulas de xadrez que são ministradas semanalmente. Por meio desta proposta, as crianças têm, não apenas, uma opção de lazer, mas a possibilidade de valorizar o raciocínio através de uma atividade lúdica. A Escola oferece mais uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento das habilidades pessoais.



O jogo de xadrez desenvolve o intelecto, ressalta o pensamento lógico, o poder de atenção e concentração, auxilia na prática de outras disciplinas e salienta o respeito para com os colegas. O ensino desta modalidade favorece ainda o desenvolvimento das habilidades de observação, reflexão, análise, síntese, tomada de decisões e amplia o interesse pelas atividades de introspecção.

Além disso, as aulas de Xadrez contribuem para o desenvolvimento emocional e social. As jogadas favorecem um olhar mais cuidadoso diante de um problema posto, chamando a atenção para a compreensão e a obtenção de resultados positivos diante da realidade que se apresenta.

Nas aulas semanais, o “enxadrista” é estimulado a tomar decisões em cima de um processo de análise da situação plantada sobre o tabuleiro. Esta observação tem, em princípio, um caráter lógico. Em situação de incerteza, o pensamento do aluno precisa buscar novas alternativas, construir novas ideias, ou seja, ser criativo.

A prática do xadrez facilita relações de grupo e integra as pessoas, sem distinção de classes, ideologias, sexo, raça, níveis sociais ou credo religioso. No xadrez, uma jogada deve ser consequência lógica da anterior e requisito lógico da seguinte.

A competição do último final de semana foi acirrada.  Os alunos da Escola da Colina conquistaram várias medalhas. A instituição foi premiada na categoria feminina com o 1º lugar entre os alunos do 1º e 2ª ano, 2º e 3º lugar entre os alunos do 3º ano e, na categoria masculina, conquistou o primeiro lugar entre os alunos do 1º e 2º ano.



A prática esportiva é reconhecida e estimulada na Escola da Colina. Além das aulas de Xadrez, os alunos possuem, desde os 2 anos de idade, aulas de Educação Física. Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças começam a praticar as variadas modalidades esportivas, que favorecem a apresentação dos esportes.





No evento também estava presente o famoso enxadrista Jaime Sunye, campeão brasileiro de vários torneios de xadrez.


















Postado às 04:45

terça-feira, 11 de setembro de 2012
Os perigos dos eletrônicos sem o controle de um adulto

                                                                                                                " A diferença entre o remédio e o
                                                                                                                veneno está na dose". (Paracelso)

        Nos dias de hoje, os eletrônicos fazem parte do dia a dia de todas as famílias. São os "brinquedos" preferidos de muitas crianças e adolescentes. Mas, pela mesma janela que passam entretenimento e informação, passam, também, "perigos". Portanto, cuidados no uso dos eletrônicos são fundamentais.
       Devido ao fato de ainda estarem em processo de formação e não terem maturidade para avaliar os perigos, as crianças e adolescentes são os mais afetados por estes "brinquedos" e necessitam de cuidado. Por isso, faz-se necessário ter a supervisão de um adulto.
        Muitas vezes, devido ao filho estar em casa sentado em frente ao computador, alguns pais não se dão conta do perigo, tendo a falsa crença que o filho está em segurança. No entanto, algumas vezes a criança ou adolescente por não ter maturidade e supervisão faz uso de forma inadequada, se expondo.
        Não podemos negar que os jogos são extremamente atraentes. Difíceis de resistir. Entretanto, o uso excessivo, compulsivo pode acabar excluindo a criança ou adolescente do convívio social. Aos poucos se afasta, deixa de lado responsabilidades e outras atividades que antes gostava e que são importantes para o seu desenvolvimento, para ficar horas a fio em frente ao computador ou videogame.
        Realidade e fantasia se misturam. No jogo a criança ou adolescente tem o "controle", o "poder", faz do jeito que quer. Não há frustrações ou perdas. E, na vida, as vezes a gente ganha, as vezes, a gente perde! Já no jogo, no imenso mundo virtual, pode ser a realidade idealizada, montada, construída, sonhada. Ter muitos amigos, vencer todos os "monstros", todos os "inimigos". Pode-se até brincar de morrer, afinal tem "muitas vidas"!
       De forma nenhuma, o acesso a internet, o uso de videogames deve ser proibido. Contudo, devem ser alternados com outras atividades (passear no parque, andar de bicicleta, etc), e supervisionados. É importante dar aos filhos brinquedos que os estimulem a pensar, que possam criar, usar a imaginação e não brinquedos em que a criança somente aperta um botão, uma alavanca. Brinquedo que brinca sozinho reduz a criança a objeto. E, objeto não pensa.
    Assim, cada familia dentro de seu modelo de educação, deve avalia e limitar o uso, para que a criança ou adolescente possa usufruir somente os benefícios desta tecnologia. Afinal a diferença entre o remédio e o veneno está na dose. E, a dose difere para cada um.


                                                                                                         Eliane da Luz
                                                                                                         Psicóloga Clínica
                                                                                                         CRP: 08/13190
                                                                                                        www.elianedaluz.com.br/blog




Postado às 14:59