<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/5733508880410487582?origin\x3dhttp://colinaemfamilia.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
terça-feira, 2 de outubro de 2007
A música e a criança:



O ser humano, desde os seus primórdios, descobre os sons e o ritmo através do seu corpo e do meio ao seu redor. A evolução do homem se faz acompanhada de sons e canções, instrumentos e expressão artística.
A criança que se desenvolve musicalmente reproduz a sua própria história, ela cresce descobrindo sons e ritmos, desenhando, experimentando instrumentos musicais e confeccionando-os. Está aberta a todos os canais, vivendo intensamente cada descoberta. O canto nas crianças, é um ato musical inconsciente, fazendo com que reconheçam o seu próprio sentir, por serem veículos de emoções e sentimentos. É importante que sempre vivam os fatos musicais antes de tomar consciência deles. A música movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e para o seu desenvolvimento.
Através da percepção do ritmo e da melodia, a criança estabelece seu primeiro contato com a música. Interagindo com o som, pouco a pouco utiliza a sua voz e seu corpo para produzí-lo conforme suas experiências vivenciadas. Gradativamente descobre o que se pode fazer com a voz, com o corpo, com objetos, assimilando a altura, a intensidade e ritmo, ou seja, desenvolvendo suas manifestações musicais, relacionando-as aos seus sentimentos. Durante a elaboração das atividades musicais, desenvolvem-se critérios e objetivos a serem alcançados, escolhendo adequadamente o repertório e material a ser apresentado, proporcionando um conhecimento gradativo dos diferentes gêneros e estilos musicais, além de buscar desenvolver na criança o conhecimento, a sensibilidade, a disciplina, a criatividade, a criticidade, a coordenação motora, a sociabilidade e o gosto artístico.
A aprendizagem e a aquisição de conhecimentos é iniciada a partir de uma certa idade, mas a musicalização tem seu começo desde o nascimento, fazendo-se sentir o papel do meio familiar, principalmente o da mãe. Na educação dirigida, a idade começa nas classes maternais da educação infantil. Neste período a vida da criança é um todo e é dessa totalidade que deve partir o interesse pela música.



Postado às 16:57