A idéia de abrir uma escola data de 1989, quando uma de suas proprietárias e, também Diretora Pedagógica Eliana Nogueira Abaurre, começou a trabalhar nas escolas do Rio de Janeiro, como professora de Artes. Percebendo que, mesmo aquelas escolas que solicitavam o seu trabalho, despendiam um horário restrito para o mesmo, e que as atividades artísticas não permeavam as outras disciplinas, sonhou em abrir uma escola com uma "mentalidade" diferente, na qual ao desenvolvimento da criatividade fosse dado o devido valor.
No decorrer da sua caminhada reflexiva, entre escolas de São Paulo, Curitiba e França, percebeu, numa visão holística, que assim como a Arte, à tudo que a criança aprende e ao profissional que vai trabalhar com ela, deve ser dada a mesma importância.
Em 2004, ao comentar do seu desejo em abrir a tão sonhada Escola, para a qual passou sua vida profissional se especializando, comprando livros e materiais pedagógicos, (sobretudo nos três últimos anos em que morou na França), com a Administradora de Empresas Eloína Guérios que almejava abrir um negócio, viabilizou-se o projeto.
A "Escola da Colina", como é o seu nome "fantasia", situa-se numa colina, originando a escolha do nome.
Contemplar, valorizar e perpetuar a natureza é um princípio da Instituição, daí, mais uma vez, a coerência na escolha do nome.
O tema do Projeto do Grupo Alegria neste semestre é o corpo. Diariamente trabalhamos a consciência corporal e realizamos experiências sensoriais que proporcionam a descoberta das possibilidades e limites do corpo.
No faz de conta, as crianças brincam de "cabeleireiro". Além de imitar a ação de adultos e experenciar novas relações, aprendem a cuidar do corpo e aceitar regras. A socialização é reforçada e os vínculos com os colegas se fortalecem.
As experiências sensoriais proporcionam momentos de muita diversão. Sentindo a textura da areia, brincando com óculos e ouvindo o barulho produzido por instrumentos, pelo corpo, pelos pássaros e pelas demais crianças, os alunos aguçam a percepção dos acontecimentos cotidianos.
A higiene também é enfocada como fator de saúde. Para brincar de "tomar banho", as crianças foram convidadas a pular na piscina!
Enxergando o mundo de maneira bem colorida e, por isso, bastante divertida!!!