A idéia de abrir uma escola data de 1989, quando uma de suas proprietárias e, também Diretora Pedagógica Eliana Nogueira Abaurre, começou a trabalhar nas escolas do Rio de Janeiro, como professora de Artes. Percebendo que, mesmo aquelas escolas que solicitavam o seu trabalho, despendiam um horário restrito para o mesmo, e que as atividades artísticas não permeavam as outras disciplinas, sonhou em abrir uma escola com uma "mentalidade" diferente, na qual ao desenvolvimento da criatividade fosse dado o devido valor.
No decorrer da sua caminhada reflexiva, entre escolas de São Paulo, Curitiba e França, percebeu, numa visão holística, que assim como a Arte, à tudo que a criança aprende e ao profissional que vai trabalhar com ela, deve ser dada a mesma importância.
Em 2004, ao comentar do seu desejo em abrir a tão sonhada Escola, para a qual passou sua vida profissional se especializando, comprando livros e materiais pedagógicos, (sobretudo nos três últimos anos em que morou na França), com a Administradora de Empresas Eloína Guérios que almejava abrir um negócio, viabilizou-se o projeto.
A "Escola da Colina", como é o seu nome "fantasia", situa-se numa colina, originando a escolha do nome.
Contemplar, valorizar e perpetuar a natureza é um princípio da Instituição, daí, mais uma vez, a coerência na escolha do nome.
Na nossa agenda diária em todos os Grupos, contemplamos as atividades de circuito no horário de Psicomotricidade.Os circuitos têm como objetivos encorajar às crianças a transpor obstáculos, desenvolver a autonomia e a coordenação motora ampla, ampliar noções espaciais, de perigo e ,também, lateralidade.
Trabalhar a Inteligência Cinestésica é um dos papéis da Educação Infantil.
Tão logo os alunos apresentam domínio dos movimentos propostos, novas dificuldades lhes são apresentadas no circuito. Assim vamos em frente com esta "máquina" magnífica e surpreendente que é o nosso corpo!