<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar/5733508880410487582?origin\x3dhttp://colinaemfamilia.blogspot.com', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
quinta-feira, 13 de março de 2008
Aprender a gingar é só começar



O que é aprendizagem? O que é gingar?Como direcionar um ao outro? Quem faz este trabalho? A capoeira atuará como elemento facilitador da aprendizagem?


A aprendizagem é um tema muito importante e faz parte da vida do ser humano; é abordada à cada dia, independente da faixa etária. Precisamos dela para estabelecer relações e construímos esse aprendizado desde que somos gerados e interagimos com o meio.

A capoeira, como meio de expressividade, é parte integrante do desenvolvimento humano e está relacionada com nossa cultura, é preciso estimular a coragem e a curiosidade das crianças, utilizando esta arte que agregará não somente vida saudável, mas também, conhecimento da história vivenciada pelo povo brasileiro. Num trabalho baseado na aprendizagem da Capoeira, é dada a importância na união da teoria com a prática, trabalhando-se através da ludicidade. Assim, é possível aplicar os movimentos de forma coesa, facilitando a aprendizagem na sala de aula.

Na escola, o trabalho da Capoeira deve ser realizado por um profissional que vise o bem estar corporal, partindo dos valores e do respeito entre os educandos, tendo como objetivo ajudá-los a visualizar o lado positivo da expressividade corporal. Dessa forma, a Capoeira contribui para o aprendizado significativo, mostranso aos mestres da Educação que essa arte brasileira une o movimento, a oralidade e o ritmo, com uma mistura importante no processo de alfabetização.

Segundo Gardner, o individuo desenvolve-se a partir de algumas inteligências, que o autor chamou de "inteligências múltiplas". Isso vem reforçar o que se procura em relação ao ensino/aprendizagem. Se o indivíduo pode ser desenvolvido a partir de outras percepções que não só a cognitiva, por que não ser iniciado em seu processo de aprendizagem através da Capoeira, arte expressiva de grande estímulo e apelo cultural? O autor cita a inteligência cinestésica-corporal: o indivíduo assimila seu conhecimento através dos movimentos que executa, relacionando-os ao seu aprendizado; a inteligência musical mostra o aprendizado significativo através da musicalização, inter e intrapessoal. essas duas inteligências, internalizadas e exercitadas com a prática da Capoeira, ajudam as pessoas a relacionarem-se melhor, como sinal de respeito mútuo.

Na Escola, a associação da Capoeira com as outras atividades pode melhorar o bem estar do indivíduo, disponibilizando-o à aprendizagem e completando o ensino de quelidade, tão esperado por educandos, educadores e pais. Além disso, Capoeira é agente ativo na maturação bio-psico-social da criança, instigando-a para exercer plena cidadania.

Inain Bárbara Assunção

Capoeirista e Pedagoga


A autora do texto é esposa do nosso professor de Capoeira, Amauri Pedroso América.

Nossas aulas de Capoeira acontecem às segundas-feiras, no período da tarde, para os Grupos Respeito, Solidariedade e Responsabilidade.



Postado às 06:41