A idéia de abrir uma escola data de 1989, quando uma de suas proprietárias e, também Diretora Pedagógica Eliana Nogueira Abaurre, começou a trabalhar nas escolas do Rio de Janeiro, como professora de Artes. Percebendo que, mesmo aquelas escolas que solicitavam o seu trabalho, despendiam um horário restrito para o mesmo, e que as atividades artísticas não permeavam as outras disciplinas, sonhou em abrir uma escola com uma "mentalidade" diferente, na qual ao desenvolvimento da criatividade fosse dado o devido valor.
No decorrer da sua caminhada reflexiva, entre escolas de São Paulo, Curitiba e França, percebeu, numa visão holística, que assim como a Arte, à tudo que a criança aprende e ao profissional que vai trabalhar com ela, deve ser dada a mesma importância.
Em 2004, ao comentar do seu desejo em abrir a tão sonhada Escola, para a qual passou sua vida profissional se especializando, comprando livros e materiais pedagógicos, (sobretudo nos três últimos anos em que morou na França), com a Administradora de Empresas Eloína Guérios que almejava abrir um negócio, viabilizou-se o projeto.
A "Escola da Colina", como é o seu nome "fantasia", situa-se numa colina, originando a escolha do nome.
Contemplar, valorizar e perpetuar a natureza é um princípio da Instituição, daí, mais uma vez, a coerência na escolha do nome.
Neste semestre, o Grupo Paz voltará o seu olhar para os fenômenos naturais mais próximos...
Para isso, os bebês já começaram a fazer a exploração do espaço do jardim da Escola, compreendendo os seres vivos que o habitam.
Uma das propostas, por exemplo, consiste no cultivo de uma flor. Ela acompanha os pequenos não somente nos "banhos de sol", mas, também, nas "rodinhas de conversa" sobre o tema!
Brincar com o catavento, observar os pequenos bichinhos ou ouvir o som que eles produzem são atividades de sensibilização que aguçam a percepção do meio.
Figuras alusivas e, neste caso, uma miniatura ajudam na conceitualização dos elementos presentes neste espaço.
A longo prazo, objetivamos, também, despertar a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente.
A postura ecológica que a Escola da Colina tanto defende está presente nas atividades simples do dia a dia, na percepção de espetáculos naturais, como o desabrochar de uma flor, o crescimento de uma planta ou a transformação de uma borboleta... Estas observações favorecem a descoberta da naturureza do ponto de vista sensorial (cores, cheiros, formas e texturas), ampliando o conhecimento de mundo que tanto desejamos para nossas crianças.