<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d5733508880410487582\x26blogName\x3dColinaemfam%C3%ADlia\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://colinaemfamilia.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://colinaemfamilia.blogspot.com/\x26vt\x3d789042479111248950', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
A família e sua função


 
 Família! Família!
Papai, mamãe, titia
Família! Família!
(...)

Família! Família!
Vovô, vovó, sobrinha
Família! Família!

(...)

Família! Família!
Cachorro, gato, galinha
Família! Família!
(...)

Família êh! Família ah!
Família!

(FAMÍLIA - Composição: Arnaldo Antunes e Toni Bellotto)


Famílias grandes, famílias pequenas. Compostas por pai, mãe, filhos. Outras com pai, namorada do pai, filhos, avós. Mãe, namorado da mãe, filhos do namorado da mãe. Enfim, encontramos hoje, famílias com composições diversas.

Mas, qual é a função da família no desenvolvimento da criança?

A família tem papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Cuidados físicos e materiais são importantes, mas não são suficientes. É importante também dar limites, atenção, orientação, participar ativamente. Em suma, ajudar a criança a lidar com as frustrações, com os percalços, para que no futuro consiga sozinha. Pois, é a partir do que recebeu e como elaborou o que recebeu que ela vai se formar, constituir-se um sujeito.

Na família essa função é dos pais ou responsáveis. Os demais, como por exemplo, os avós, podem ajudar nesta tarefa. No entanto, não destituindo a autoridade de quem tem esta função. Portanto, é necessário que os envolvidos conversem sobre o assunto. Respeitem o combinado e considerado importante para a formação da criança. Até porque, onde cada um age como acha correto com a criança, esta ficará confusa, não saberá ao certo que direção seguir, a quem escutar.

Nos casos em que os pais são separados, deve-se conversar com a criança. Mesmo separados continuarão sendo pais, estarão juntos para cuidar da educação, e dividir momentos importantes no decorrer da vida dela. Os dois devem entrar em consenso ao educar o filho, sem desrespeitar um ao outro. Sem destituir um ao outro.

Assim como as composições familiares são diversas, cada situação é singular e deve ser tratada como tal. Mas sempre levando em consideração o bem estar físico e emocional dos integrantes, em especial da criança. 

Eliane da Luz

                                                                             Psicóloga Clínica

                                                                               CRP: 08/13190




Postado às 11:09