
Este Grupo trabalha constantemente a Matemática aplicada à questões do seu dia-a-dia.

Experiência ;objetos que afundam e objetos que bóiam

Trabalho com material concreto para construção do número (Material DouradoO
O objetivo do trabalho com Matemática na Educação Infantil é o desenvolvimento de uma postura de investigação, ou seja, o desenvolvimento de habilidades de formular hipóteses e testá-las, percebendo regras e verificando como funcionam. O conhecimento matemático vem sendo construído pela humanidade em resposta a necessidades concretas, como os problemas motivados pelo controle de quantidades (rebanhos ou produção agrícola), que levou ao surgimento da contagem; demarcação de terras, que levou ao pensamento geométrico; trocas e comércio, que levou ao sistema monetário e ao desenvolvimento do cálculo, etc.
A Matemática foi sendo estruturada em torno de algumas características como: reconhecimento de regularidades, criação de modelos e daí enunciados, fórmulas e registros para a sua caracterização. Aqui está presente a linguagem matemática que, longe de ser um conjunto de símbolos a ser transmitido, é uma forma de comunicação universal que foi e vai sendo estruturada através da história. A criança vai, portanto, propor e experimentar diferentes formas de registro para comunicar suas observações, hipóteses e conclusões.
Postado às 13:20