Amigo Bicho é o nome do projeto de trabalho do Grupo Respeito para este semestre.
Os animais assumem um papel relevante no cotidiano das crianças. Rotineiramente aparecem ou são inseridos em comentários. Estão presentes em desenhos animados, livros de histórias, jogos, e em muitos outros materiais utilizados na escola ou em casa.
A abordagem do tema tem como um dos objetivos favorecer o conhecimento das particularidades dos animais (alimentação, hábitos, curiosidades) e o respeito as suas especificidades.
A turminha já fez descobertas inusitadas, que estão sendo registradas num "livrão coletivo de curiosidades".

Nas primeiras semanas de trabalho, pesquisamos sobre as características dos animais silvestres e o habitat de algumas espécies.
A cada nova semana, elencamos o que a turma já sabe e o que gostaria de saber sobre o bichinho em questão...

O Grupo foi convidado a encenar um teatrinho com dedoches, a partir da história "Elmer, o elefante Xadrez".

Livros, revistas e diversas imagens foram utilizadas como material de pesquisa. As crianças assistiram a vídeos e documentários sobre a vida na selva.

Durante a construção coletiva de uma maquete, os alunos foram apresentados ao conceito de bioma.

Outras áreas do conhecimento foram relacionadas ao tema do projeto. Desta forma, propusemos atividades de psicomotricidade envolvendo os conceitos trabalhados (locomoção e ruídos, por exemplo). Em tantas outras ocasiões, realizamos o ditado à professora de textos coletivos sobre as nossas descobertas ou a escrita espontânea de listas dos animais preferidos do Grupo. O poema "O elefantinho", de Vinícius de Moraes foi recitado num dos momentos reservados às atividades de Linguagem, assim como, as propostas de sequenciação de histórias.

A diferenciação de gênero e a classificação dos animais em aves, mamíferos, peixes e répteis é feita a cada nova apresentação. Gradativamente, as crianças começam a perceber, a existência de características semelhantes entre os animais do mesmo grupo.
Atualmente, os alunos estão fazendo um apanhado geral dos animais domésticos. Já falaram do coelho, da vaca, da galinha, do porco, do cavalo e, obviamente, do cachorro e gato.
Nosso propósito é, também, o de reforçar o respeito às diferentes espécies que compõem o ecossitema. Ao tratarmos da ameaça de extinção, a qual muitos animais estão sujeitos, ressaltamos a importância da preservação do meio ambiente. Cuidando da natureza, cuidamos, também, da preservação das espécies.
Postado às 13:32