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segunda-feira, 28 de maio de 2012
TDA OU TDAH? - Parte 1

TDAH – o que é isso?



Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade. É um transtorno caracterizado pela tríade: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pode ocorrer na infância e causa prejuízo na vida da criança.


De acordo com o DSM IV, os critérios diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade são:  


“A. Ou (1) ou (2)


1) seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção persistiram por pelo  menos 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:


Desatenção:


(a) frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;


(b) com freqüência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;


(c) com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;


(d) com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais (não devido a comportamento de oposição ou incapacidade de compreender instruções);


(e) com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;


(f) com frequência evita, antipatiza ou reluta a envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante (como tarefas escolares ou deveres de casa)


(g) com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades (por ex., brinquedos, tarefas escolares, lápis, livros ou outros materiais);


(h) é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;


(i) com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.



 


2) seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade persistiram por pelo menos 6 meses, em grau mal-adaptativo e inconsistente com o nível de desenvolvimento:


Hiperatividade:
(a) frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;


(b) frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;


(c) frequentemente corre ou escala em demasia, em situações nas quais isto é inapropriado (em adolescentes e adultos, pode estar limitado a sensações subjetivas de inquietação);


(d) com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;


(e) está frequentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor";


(f) freqüentemente fala em demasia.



 
Impulsividade:


(g) frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;


(h) com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez;


(i) frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros (por ex., intromete-se em conversas ou brincadeiras).



 
B. Alguns sintomas de hiperatividade-impulsividade ou desatenção que causaram prejuízo estavam presentes antes dos 7 anos de idade.


C. Algum comprometimento causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos (por ex., na escola [ou trabalho] e em casa).


D. Deve haver claras evidências de um comprometimento clinicamente importante no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.


E. Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de um Transtorno Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia ou outro Transtorno Psicótico e não são melhor explicados por outro transtorno mental (por ex., Transtorno do Humor, Transtorno de Ansiedade, Transtorno Dissociativo ou um Transtorno da Personalidade)”.



Amanhã publicaremos a parte 2 do tema: "TDAH ou FALTA DE LIMITES?".  


                                                                     Eliane da Luz


                                                                             Psicóloga Clínica


                                                                               CRP: 08/13190





Postado às 12:48